Perfil Corporativo e Histórico

Perfil Corporativo

Clique aqui e acesso o catálogo da companhia (.PDF)

Histórico da Companhia

A Companhia foi fundada em 22 de fevereiro de 1954, em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande Sul. Já na década de 1960, realizou suas primeiras exportações.

 

  • 2017

    Em novembro de 2017 a Companhia constituiu a Fras-le Pan-americana, que consiste em um escritório comercial na cidade de Bogotá, e um centro de distribuição na cidade de Cartagena, em uma zona franca. A cobertura dessa operação, além da Colômbia, também se estende para o Peru, Equador, América Central e Caribe. 

    No mês de dezembro de 2017 a Companhia adquiriu as seguintes empresas: (a) 100,0% do capital social da Armetal Autopartes, que por sua vez detém o controle da Farloc Argentina, com participação de 76,09% do capital social, todas sediadas em Buenos Aires; e, (b) 100,0% do capital social da FANACIF S.A., com sede em Montevidéu. As três empresas atuam no segmento de reposição de peças para veículos leves e pesados, sendo que a ARMETAL é um dos maiores distribuidores de autopeças na Argentina. Com as aquisições foi agregado um portfólio complementar, que abrange, componentes para os sistemas de freio e suspensão, motor, líquidos envasados, além de outros produtos diversos para veículos automotores.

    No final de 2017 a Companhia celebrou acordo de associação com a ASK Automotive Private Limited (“ASK”), para a composição de sociedade em comum, localizada na cidade de Manesar, Estado de Haryana, na Índia, com denominação de ASK Fras-le Friction Private Limited (“ASK Fras-le”), com objetivo de produzir lonas e pastilhas de freio. A nova empresa entrou em operação no início de 2018, quando a Fras-le assumiu efetivamente o controle do negócio, com participação societária correspondente a 51,0% do capital social.

  • 2016

    Em 2016, decorrente da conclusão de Oferta de Ações, ocorreu novo aumento de Capital da Companhia, no montante de R$ 300 milhões, por meio da emissão de 92.592.593 novas ações ordinárias.  Em decorrência deste aumento, o capital social integralizado da Companhia passou a ser de R$ 600 milhões, representado por 217.566.343 de ações ordinárias.

    Em dezembro de 2016, a Companhia celebrou acordo de associação com a Federal Mogul VCS Holding BV, para aquisição de 80,10% das quotas representativas do capital social da Federal-Mogul Friction Products Sorocaba Sistemas Automotivos Ltda, localizada na cidade de Sorocaba, São Paulo, que atua na fabricação de pastilhas de freio. Com a transação a empresa adquirida passou a denominar-se Jurid do Brasil Sistemas Automotivos Ltda.  A Fras-le assumiu efetivamente o controle e a gestão da Empresa no início de 2018, após o atendimento de todas as condições precedentes.

  • 2014

    Em 2014, ocorreu aumento do Capital Social e Bonificação em Ações. Com este movimento foram emitidas 24.994.750 novas ações ordinárias, atribuindo-se aos acionistas, gratuitamente, a título de bonificação, na proporção de uma nova ação para cada quatro ações da mesma espécie de que fossem titulares, ou seja, bonificação de 25%. Com este movimento o capital social integralizado da Companhia, passou a ser representado por 124.973.750 ações ordinárias.

  • 2013

    Em 2013, os acionistas da Companhia aprovaram em assembleia geral, a conversão de todas as ações preferenciais de emissão da Companhia em ações ordinárias.

  • 2012

    No início de 2012 a Companhia assumiu o controle e a gestão da empresa Freios Controil Ltda., localizada em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, que atua na fabricação de autopeças, componentes para freios e soluções em polímeros automotivos, e dessa forma ampliou e diversificou o portfólio de produtos oferecido pela Companhia.

    Neste ano, também foi ampliada a área de expedição da Fras-le em Caxias do Sul, com a inauguração do novo Centro Logístico.

  • 2000

    Na década de 2000, a Companhia deu continuidade à sua expansão e, em 2008, impulsionou sua estratégia de ser uma empresa global, por meio da inauguração dos escritórios de vendas Fras-le Europa (Alemanha), Fras-le México, e Fras-Le Middle East (Dubai), e da implementação da fábrica na China, produzindo lonas e pastilhas de freio para veículos comerciais, bem como a aquisição dos negócios de materiais de fricção da empresa americana Haldex, no Estado do Alabama, Estados Unidos.

  • 1990

    Na década de 1990, a subsidiária Fras-le North América Inc. foi inaugurada nos Estados Unidos, que consistia na época em um escritório comercial localizado na cidade de Northville, no Estado de Michigan, agregando posteriormente, um centro de distribuição localizado na cidade de Gastonia, no Estado da Carolina do Norte. Neste período também entrou em operação a subsidiária Fras-Le Argentina S.A., que mantém um centro de distribuição na Província de San Martin, na Argentina, instalado numa área total de 4.398 m², sendo 3.300 m² de área construída, e a subsidiária Fras-Le Andina Comercio y Representaciones Ltda., que mantém um escritório de vendas situado na Cidade de Santiago, no Chile. Este período foi marcado também pelo reconhecimento da qualidade dos produtos fabricados pela Companhia, que obteve as certificações ISO-9001 e ISO 14001..

    Em 1996, o controle acionário da Companhia foi adquirido pela Randon S.A. Implementos e Participações e a Companhia passou a fazer parte das Empresas Randon.

  • 1980

    Na década de 1980, foram celebrados novos acordos de tecnologia na Inglaterra e nos Estados Unidos. Neste período foram lançados os primeiros materiais de fricção sem utilização de amianto. A década de 1980 foi marcada também pela aquisição da Lonaflex, fabricante de materiais de fricção localizado na época na cidade de Osasco, sendo posteriormente as suas operações unificadas com a planta de Caxias do Sul, permanecendo a marca “Lonaflex” até os tempos atuais.

  • 1970

    A década de 1970 foi marcada pela abertura de capital da Companhia, em 1971. Destacam-se também, neste período, a celebração de acordo de tecnologia na Alemanha, e a inauguração do primeiro Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (“P&D”), em Caxias do Sul, RS.

Última atualização em

Fechar