Notícias

Fras-le já conta com nova Central de Resíduos

A Fras-le, de Caxias do Sul (RS), inaugura no dia 31 de julho, a nova Central de Resíduos com 1.585,00 m². A ampliação exigiu três meses de construção e investimentos em obras, equipamentos e tecnologia. O projeto tem como prioridade o respeito ao meio ambiente e atendimento às normas e legislação vigente, assim como, visa atender as necessidades da empresa em relação à segregação e acondicionamento dos resíduos industriais gerados.

O local está apto para armazenar os resíduos classe I (perigosos) e II (não-perigosos). Também vai abrigar o serviço de recuperação de estrados (aproveitamento de madeira), usados na expedição de produtos. A Central de Resíduos servirá para o armazenamento temporário das sucatas metálicas, papéis e plásticos que são enviados posteriormente para reciclagem externa. Além disso, servirá para realizar a prensagem e enfardamento de sucatas de papel e plástico e dos resíduos do processo leve (EPI’s, lixas, etc.)

A Fras-le, ciente de que a perenidade de seus negócios se dá, também, pela seriedade de sua postura frente aos recursos naturais, tem se antecipado às exigências legais com medidas inovadoras e arrojadas de proteção à natureza. Foi o caso do sistema de monitoramento do amianto, pioneiramente iniciado em 1983, e hoje totalmente eliminado das linhas de produção, que passou a utilizar materiais com fibras aramidas (plásticas), aço, carbono e vidro. Desde 1999 a Fras-le conquistou a certificação internacional ISO 14001, a sua Estação de Tratamento de Efluentes, criada em 1997, tem capacidade de 10m3/hora e recebe todos os resíduos líquidos da empresa onde quase 30% dos efluentes tratados são reaproveitados e retornam para fins industriais.

Última atualização em