Notícias

Empresas Randon recebem prêmio Empresa Sustentável 2008

As Empresas Randon, de Caxias do Sul (RS), acabam de conquistar o reconhecimento como “Empresa Sustentável 2008”, pelo destaque no setor industrial a partir da aplicação de investimentos em iniciativas em prol da sustentabilidade. A distinção ocorre no dia 17 de junho, às 19 horas, na Estação São Paulo (Rua Ferreira de Araújo, 625 – Pinheiros, em São Paulo/SP). O evento é promovido pela revista Meio Ambiente Industrial, responsável em organizar um inventário do Brasil no contexto socioambiental, apresentando de forma detalhada a maneira como cada empresa organiza suas práticas e qual é a somatória dessas ações para colocar o Brasil num patamar de destaque em nível mundial.

As razões que levaram as Empresas Randon a adotar e praticar a gestão ambiental vão desde atender os procedimentos obrigatórios exigidos pela legislação ambiental até a fixação de políticas ambientais que visem a conscientização rumo ao desenvolvimento sustentável. A busca pela certificação ISO 14001 segue a visão da empresa em promover melhorias no seu Sistema de Gestão Ambiental, com reflexos no desempenho de resultados e diferencial no mercado, reforçando o trinômio das responsabilidades empresariais, que consiste nas responsabilidades ambiental, econômica e social.

A Estação de Tratamentos de Efluentes (ETE), situado no Complexo Interlagos, recebe uma média de 30m³/hora de efluentes industriais e cloacais provenientes da Randon S/A, Randon Veículos, Master, Mastertech, JOST e Suspensys. A Randon S.A possui um sistema integrado de segurança e meio ambiente – SSM, baseado nas normas ISO 14001 e BS 8800. A empresa está em fase de certificação das Normas ISO 14001 e OHSAS 18001. Desde 1999 a empresa sistematizou a metodologia de tecnologias e produção mais limpas, cujo objetivo é um melhor aproveitamento das matérias-primas, água e energia, e a minimização dos resíduos gerados. Essa prática é reconhecida pelo Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL) que promove fóruns e seminários onde a Randon apresenta as melhorias que foram implementadas, como forma de disseminar o conceito, mostrar a viabilidade e os benefícios da aplicação da metodologia. Desde 1995 foi implantado o sistema de coleta seletiva de resíduos e, no mesmo ano, foi construída a ETE para os efluentes industriais e sanitários. Em 2005 foi necessário projetar a ampliação da estação de tratamento, melhorando a qualidade de lançamento do efluente final, o que possibilita uma reutilização de 50 a 60% do volume tratado em vasos sanitários e atividades envolvendo o setor de pintura. As emissões atmosféricas são retidas através de filtragem úmida e/ou seca, utilizando efluente recirculado da ETE e/ou filtros de poliéster. O reuso de água, atingiu em 2007 mais de 15 mil m³.

A Fras-le tem se antecipado às exigências legais com medidas inovadoras e arrojadas de proteção à natureza. Foi o caso do sistema de monitoramento do amianto, pioneiramente iniciado em 1983, e hoje totalmente eliminado de toda a linha de produção da Fras-le, que passou a utilizar materiais com fibras aramidas (plásticas), aço, carbono e vidro. Desde 1999 a Fras-le conquistou a certificação internacional ISO 14001, e sua a Estação de Tratamento de Efluentes, criada em 1997, tem capacidade de 10m3/hora e recebe todos os resíduos líquidos da empresa. A Fras-le tem investido em novas tecnologias para reciclagem tendo atingido, nos últimos três anos, uma redução de 50% dos resíduos enviados para o aterro. A empresa está em fase de ampliação da Central de Resíduos, que visa atender as exigências da legislação vigente e as necessidades de segregação e acondicionamento dos resíduos sólidos industriais. A empresa desenvolveu o projeto de compostagem para utilizar o lodo da ETE, onde após a secagem na estufa, o lodo é moído num triturador para após ser misturado com os resíduos de podas de grama para compor as leiras de compostagem. São gerados mensalmente aproximadamente 1000 kg de resíduos de jardinagem. A utilização da compostagem contribui para a organização e gerenciamento ambiental, como também, na melhoria dos processos de coleta seletiva devido à necessidade da segregação na fonte geradora, além de servir como ferramenta educacional e de conscientização para os funcionários da empresa e seus familiares na medida em que há a orientação para a coleta seletiva e informações sobre o processo de compostagem desenvolvido. O processo de compostagem desenvolvido atende as exigências dos órgãos ambientais, é realizado em local seguro. A Fras-le possui lavador de gases, sistema de exaustão, queimadores de gases, monitoramente de emissões odoríferas em parceria com a comunidade vizinha.

A Suspensys, que conta com as certificações ISO 14001, OHSAS 18001:1999, ISO/TS 16949:2002, SA 8000:2001 já nasceu com diferenciais ambientais, a começar pelo projeto arquitetônico. A empresa mantém uma política permanente de minimização dos impactos sócio-ambientais.

A Jost Brasil, que também tem a certificação ISO 14001 desde 2001 e OHSAS 18001 desde 2003, estará neste ano implementando um sistema de captação e armazenamento de água das chuvas para uso em fins não-potáveis junto às obras de ampliação do pavilhão da fábrica. As emissões dos fornecedores que ingressam na empresa são controladas através de medições com Escala Ringelmann, caso a medição não esteja de acordo com o especificado para a região o fornecedor é avisado.

A Master possui certificação nos sistemas ISO 14001, desde 1999 e OHSAS 18001, desde 2005. Neste ano está implementando um sistema de reuso de água na linha de tratamento de superfície, o que representa uma economia em torno de 65% da água utilizada no sistema e, conseqüentemente, no volume de efluente gerado no processo. A Master possui lavador de gases junto ao sistema de exaustão contínuo, instalado na linha de tratamento superficial de componentes para montagem de freios.

As Empresas Randon possuem Programas 8S’s e 5S’s que orientam para o não desperdício, assim como os procedimentos para o gerenciamento de resíduos sólidos de acordo com a ISO 14001 e legislação vigente. Entre as ações que integram o calendário fixo das iniciativas das Empresas Randon está a participação na Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Semana da Qualidade, SEPAT (Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho), encontros nas escolas da rede pública de Caxias do Sul, onde são transmitidas dicas práticas de economia de água, preservação de recursos naturais e coleta seletiva de lixo. Outra ação é a produção e distribuição para a comunidade da cartilha educativa com informações sobre a sustentabilidade, dicas de preservação, diminuição do desperdício de recursos no trabalho e em casa e a proposta ecológica dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar). Para os funcionários, há palestras sobre temas tais como estação de tratamento de efluentes e o reaproveitamento dos resíduos industriais e cloacais para transformá-los em adubo.

Randon S.A. - Implementos e Participações - é uma holding mista, líder de um conjunto de nove empresas operacionais que reúnem um quadro de mais de 9.000 funcionários. As Empresas Randon atuam nas áreas de implementos rodoviários/ ferroviários/ veículos especiais, autopeças/ sistemas automotivos e serviços, isto é, contam com a mais completa linha de produtos para o transporte de cargas terrestres. Todas são líderes nacionais de mercado nos segmentos em que atuam, referências em tecnologia e qualidade no Brasil e exterior e importantes players no mercado globalizado. Exportam para mais de uma centena de países e contam com uma Rede Internacional de Vendas e Serviços.

Última atualização em