Notícias

Inicia a construção do Campo de Provas

As Empresas Randon iniciam neste mês de abril a construção do Campo de Provas. O empreendimento ocupará uma área de 87 hectares e terá o investimento em obras físicas, equipamentos e terreno de R$ 18 milhões. A previsão é de que o Campo de Provas seja concluído entre 12 e 18 meses.

O Campo de Provas será construído a 4 quilômetros da sede da Fras-le, localizada em Caxias do Sul, RS, e contará com uma série de pistas que, juntas, chegam a 15 km. Dentre elas estão as de alta velocidade, interna braking, slalon e pistas especiais, como chuckholes, body twuist, pedras de rio, costeletas, paralelepípedos, com rampas de 5-12-18-20% e a off road.

As pistas serão utilizadas por todas as Empresas Randon e, para a Fras-le, servirão para testar os materiais de fricção em veículos de passeio e comerciais. “A iniciativa nos garante um enorme salto de competitividade”, afirma o diretor corporativo das Empresas Randon, Erino Tonon, referindo-se à absoluta confiabilidade dos testes que passam a ser realizados de maneira padronizada e em condições reais de uso dos veículos.

O diretor Erino Tonon observa também que, ao somar mais este diferencial, as Empresas Randon oferecerão ao mercado maior rapidez no desenvolvimento de novos produtos e, ainda, maior confiabilidade nos produtos das marcas Randon que ganham em padrão e, conseqüentemente, em desempenho e economia. O projeto de construção do Campo de Provas passará por várias etapas, a começar pela terraplanagem e construção das pistas . Também será construído um prédio de 1.500 metros quadrados, que acolherá a garagem de preparação dos veículos para testes, assim como um laboratório.

Com o Campo de Provas, a Fras-le refi na a sua linha de produtos

“A partir da conclusão do Campo de Provas, a Fras-le atingirá um grande sonho. Além de contarmos com o mais completo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da América Latina, teremos ainda um conjunto de pistas apropriadas para testes, que poderemos usar a qualquer hora. O Campo de Provas representará para a Fras-le o refinamento da nossa linha de produtos”, declara entusiasmado o gerente do projeto do Campo de Provas, Flávio Marcon, que na Fras-le exerce as funções de Gerente de Engenharia de Aplicação e Vendas Montadoras.

Marcon esteve envolvido com o projeto desde o seu início (2004) e em 2005 assumiu a gerência do projeto, buscando subsídios no Brasil e exterior para chegar ao resultado de consenso, que atende às necessidades de todas as Empresas Randon.

Quando perguntado sobre o grande ganho, Marcon enfatiza: “vamos conquistar uma maior segurança, aliada à confiabilidade e à velocidade dos testes realizados, indo ao encontro das necessidades cada vez maior de agilidade e padronização, para trazer resultados ainda mais confiáveis para os nossos clientes”. E Flávio sabe bem da importância dos testes em campo, afinal iniciou na Fras-le há mais de 30 anos como motorista de testes, tempo em que a empresa dava os seus primeiros passos na construção do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.

Vantagens que o Campo trará:

  • Maior segurança nos testes;
  • Maior confiabilidade nos testes e no desenvolvimento dos produtos;
  • Padronização dos testes;
  • Agilidade nos resultados;
  • Testes em pistas especiais que permitam avaliações reais;
  • Testes que atendam a legislação Brasileira e Internacional;
  • Testes acelerados de vida útil;
  • Maior rapidez no desenvolvimento e lançamento de novos produtos;
  • Maior confiabilidade no desenvolvimento de produtos;
  • Prestar serviços de testes a outras empresas (RS, SC, PR) do segmento Automotivo;
  • Diferencial competitivo;
  • Imagem.

Fonte: Fras-le

Última atualização em