Notícias

FRAS-LE no 15º Seminário Internacional da FNQ

15º Seminário Internacional da FNQ debate liderança e traz o polêmico Manfred Max-Neef como principal convidado.

Além de promover discussões de alto nível sobre o tema Liderança em uma Sociedade em Transformação, o evento apresenta as controversas idéias do economista e ambientalista chileno sobre desenvolvimento.

São Paulo – Entre os dias 11 e 13 de abril, a FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, em parceria com a Fundação Ibero-americana para a Gestão da Qualidade (Fundibeq), vai promover no Hotel Transamérica, em São Paulo, um grande debate internacional de idéias e experiências sobre as melhores práticas de gestão. Com o tema O Papel da Liderança numa Sociedade em Transformação, o encontro, considerado o maior do setor entre os países ibero-americanos, reunirá grandes líderes do Brasil, da Espanha, do México, do Peru, do Chile e outras partes do mundo.

O evento também vai apresentar um dos maiores e mais controversos especialistas nos problemas latino-americanos, o economista e ambientalista Manfred Max-Neef, que tem uma forma peculiar de ver e analisar o desenvolvimento humano e uma larga experiência em trabalhos práticos de desenvolvimento na América Latina realizados durante sua atuação na Organização das Nações Unidas (ONU).

Neste ano, a FNQ traz pela segunda vez ao Brasil a VIII Convención Del Premio Iberoamericano de la Calidade “Aprender de los Mejores”. Para debater o novo perfil da liderança do século 21, o evento contará com a participação de entidades como o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o Instituto Ethos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Cooperación Iberoamericana, entre outras. Executivos de empresas como a Belgo (Grupo Arcelor), a Eaton, a Fras-le (Grupo Randon), a Promon, a Serasa, a Industria Del Álcali (México), o Banco de Crédito Del Perú (Peru) falarão das experiências das empresas e instituições que representam e debaterão temas ligados à liderança, à cultura organizacional e à gestão. As discussões serão aquecidas pela participação de jornalistas de renome como Luís Nassif .

Manfred Max-Neef - Polêmico e instigante, o economista e ecologista chileno Manfred Max-Neef afirma que o desenvolvimento só é benéfico ao ser humano quando põe a economia a serviço das pessoas, e não o contrário. Suas principais teorias, a da Economia Descalça e a Tese do Umbral, tratam justamente disso. Aspectos como liberdade, afeto, criação e ócio estão entre os fundamentos da primeira, enquanto a segunda estabelece que, a partir de um determinado ponto do crescimento econômico, a queda da qualidade de vida dos cidadãos é inevitável.

Vencedor do Right Livelihood Award, conhecido como Prêmio Nobel alternativo, Max-Neef deu aulas em universidades de renome, inclusive Berkeley, na Califórnia, e até concorreu à presidência do Chile como candidato independente, conquistando 5,5% dos votos na eleição de 1993. Ex-reitor, hoje é professor titular do departamento e economia da Universidad Austral de Chile, uma das mais importantes daquele país.

A programação completa do 15º Seminário Internacional da FNQ está disponível para consulta no endereço eletrônico www.fnq.org.br. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. O investimento vai de R$ 790,00 a R$ 2.625,00, conforme a quantidade de atividades que se queira participar. Há descontos para grupos e para associados da FNQ ou do Fundibeq. Hotel Transamérica fica na Av. das Nações Unidas, 18.591, Santo Amaro, São Paulo.

Perfil do FNQ - A FNQ – Fundação Nacional da Qualidade é um centro brasileiro de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre excelência em gestão. Criada em 1991, a FNQ é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão, para o aumento da competitividade das organizações e, conseqüentemente, para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. A instituição é responsável pela organização, promoção e avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que reconhece anualmente as melhores práticas de excelência em gestão do País.Site www.fnq.org.br.

Fonte - http://www.revistafator.com.br

Última atualização em