Notícias

FRAS-LE conquistou em 2006 os dois melhores prêmios nacionais

A empresa é a 8ª Melhor Empresa para se Trabalhar no Brasil e é Finalista do Prêmio Nacional da Qualidade

Somente neste ano a Fras-le, integrante das Empresas Randon, conquistou duas das mais respeitadas premiações nacionais: a oitava posição no ranking da Revista Exame/Você S.A que reconhece as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil e foi a única empresa da Região Sul a receber a placa de Finalista do Prêmio Nacional da Qualidade, na categoria Grandes Empresas, conferido pela Fundação Nacional da Qualidade.

A permanência das Empresas Randon no ranking das 150 Melhores para Você Trabalhar no Brasil é vista pela corporação como a evolução de uma acertada política de recursos humanos que tem a visão de ser referência na gestão de pessoas, condição fundamental para colocar as empresas em níveis de qualidade e resultados que satisfaçam acionistas, clientes, fornecedores, funcionários e comunidade. A política de responsabilidade social destaca as Empresas Randon na promoção de benefícios sociais internos e externos em áreas como previdência privada, educação, saúde, alimentação, transporte, participação nos resultados, cidadania e meio ambiente. As Empresas Randon figuram também entre as primeiras empresas do país a publicar seu Balanço Social, desde 1994, e a implementar um programa de participação nos resultados, desde 1990.

Para Alexandre Randon, diretor vice-presidente das Empresas Randon – controladora da Fras-le, ser Finalista do Prêmio Nacional da Qualidade, na categoria Grandes Empresas, significa que a organização atende de forma harmônica à maioria dos Fundamentos da Excelência, podendo ser considerada como referência em algumas práticas e resultados. A premiação se deve à sua postura inovadora em gestão, tendo se destacado, principalmente, em liderança, clientes e pessoas. Os examinadores do PNQ avaliaram os oito critérios do Relatório de Gestão: liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Através desta análise a empresa recebe uma pontuação e a partir de determinado número de pontos, a organização ingressa na faixa de distinção, conferida em cinco categorias (Grandes Empresas, Médias Empresas, Pequenas e Microempresas, Organizações Sem Fins Lucrativos e Órgãos da Administração Pública). Entre os destaques obtidos pela Fras-le na avaliação dos examinadores do prêmio estão os processos, programas e ações, tais como encontro de frotistas, tratamento de reclamações de clientes, Programa Florescer, inovações tecnológicas do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, programas de melhoria contínua, políticas de benefícios aos funcionários, Conversando com nossa Gente e Semana da Qualidade.

Fras-le - A empresa é líder nacional e uma das cinco maiores fabricantes de materiais de fricção do mundo. De cada três caminhões que trafegam pelas estradas dos Estados Unidos, pelo menos um é equipado com lonas e pastilhas de freio da marca Fras-le. Desde 1999 a empresa participa do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Só no Prêmio Qualidade RS (PQRS), a empresa acumula seis distinções e foi a única organização a conquistar o troféu diamante, em 2005 no Estado. Em inovação, a empresa faz aportes crescentes de recursos em pesquisa e desenvolvimento, nos quais os investimentos em 2005 chegaram a R$ 11,8 milhões. Com um laboratório próprio avaliado em US$ 18 milhões, a Fras-le desenvolve todos os itens que fabrica. Comercializa sua produção para montadoras, mercado externo e mercado de reposição. A Fras-le é a primeira empresa de materiais de fricção do País a obter a ISO 14001. E desde 2002 eliminou o amianto em seu processo de fabricação, antecipando-se a legislação. A Estação de Tratamento de Efluentes da Fras-le criada em 1997 recebe todos os resíduos líquidos da empresa e nela quase 30% dos efluentes tratados são reaproveitados e retornam para fins industriais. Conta também com a certificação ISO TS 16949 (norma automotiva que certifica a qualidade dos produtos dos fornecedores de autopeças) e a ISO 9001.

Última atualização em