Notícias

FRAS-LE saiba mais sobre a premiação do PNQ

A Fras-le é uma das Finalistas do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), na categoria Grandes Empresas, sendo a única empresa do Sul do País a conquistar o prêmio neste ano. Além da Fras-le, receberam o destaque como Finalistas as empresas Eaton – Divisão Transmissões e Promon S.A., ambas do estado de São Paulo. A empresa escolhida como Premiada em 2006 foi a Belgo Siderurgia, de Minas Gerais.

A conquista do PNQ é o reconhecimento à excelência na gestão da Fras-le. Ser “Finalista” do PNQ significa que a organização atende de forma harmônica à maioria dos Fundamentos da Excelência, podendo ser considerada como referencial de excelência em algumas práticas e resultados. O próximo passo da Fras-le é buscar a classificação como “Premiada”, estágio de reconhecimento que indica que a empresa atingiu 100% dos Fundamentos da Excelência. Para a Fundação Nacional da Qualidade, que institui o prêmio PNQ, as empresas Premiadas e as Finalistas são consideradas vencedoras no processo de avaliação.

Durante o anúncio das vencedoras, o vice-presidente do Conselho Curador da FNQ, Edson Vaz Musa, destacou que a organização Premiada apresenta um desempenho nos Critérios de Excelência mais equilibrado. Porém, as Finalistas chegaram no limiar do PNQ, tendo praticamente a mesma virtude, o mesmo sucesso que a Premiada. A ênfase do prêmio da Fras-le, conforme Musa, foram nos Critério Liderança, Clientes e Pessoas.

O diretor executivo da Fras-le, Luis Antônio Oselame, ao participar do evento de anúncio do resultado em São Paulo, no dia 9 de novembro, comentou sobre os planos para 2007: “Voltamos a Caxias do Sul dispostos a reforçar entre os nossos 2.416 colaboradores os Critérios do Modelo. Nossa missão será fazer com que todos continuem fortes nessa competição”.

O prêmio será entregue no dia 27 de novembro, no Hotel Unique, em São Paulo, SP, durante cerimônia que poderá contar com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva, entre outras autoridades do País e executivos do meio empresarial.

Estatísticas do PNQ:

Nos últimos 15 ciclos do PNQ (inclusive 2006) foram 352 empresas candidatas, sendo que:

  • apenas 27% (96) chegaram na VISITA
  • apenas 10,5% (37) foram FINALISTAS (Fras-le)
  • apenas 7% (24) foram PREMIADAS

Isto significa que estamos entre as poucas dezenas de empresas a receber o troféu de reconhecimento.

Histórico de empresas que foram FINALISTAS e PREMIADAS, exemplos claros de constância de propósito em busca da excelência:

  • CPFL - finalista em 2004 e premiada em 2005
  • POLIBRASIL/SUZANO - finalista em 2003 e premiada em 2005
  • POLITENO - finalista em 2001 e premiada em 2002
  • CETREL - finalista em 1998 e premiada em 1999
  • WEG - finalista em 1993 e premiada em 1997
  • SERASA - finalista em 1994 e premiada em 1995, 2000 e 2005
Última atualização em